Simplificamos a vida dos nossos clientes

Vinho

Os vinhos Portugueses são fruto de uma tradição milenar.

 

O cultivo da vinha terá sido iniciado antes da época romana trazida por Fenícios, Gregos e Cartagineses. Mas, foi com os Romanos que na então Lusitânia (terras de Luso, filho de Baco), que a vinha mais se desenvolveu e ganhou a tradição exportadora que chegou aos nossos dias.

 

Actualmente Portugal possui duas regiões vinícolas classificadas como Património Mundial pela UNESCO, o que por si só é um reconhecimento da importância que a vinha e os vinhos Portugueses têm à escala Mundial.

O cultivo da vinha e a produção de vinho estão de uma maneira geral implementados por todo o Portugal, e por todo o país se produz vinho de excelente qualidade, mas essencialmente por razões históricas algumas regiões assumiram um papel de destaque.

 

 

  • Minho

    É a região mais a norte de Portugal e vulgarmente conhecida pelo seu vinho verde, e nomeadamente pela casta Alvarinho, que pela sua acidez e frescura característica o tornaram um vinho único apreciado em todo o mundo.

  • Douro

    É a região demarcada mais antiga do mundo e vulgarmente associada a vinho generoso conhecido como Vinho do Porto, e cujas vinhas se estendem em socalcos de xisto ao longo das margens do rio que lhe dá o nome, o rio Douro.

  • Dão

    Localizada no centro-norte de Portugal esta região entre os conjuntos montanhosos das Serras da Estrela, Buçaco e Caramulo está directamente relacionada com o início da Portugal e a influência dos monges de Cister.

  • Bairrada

    Localizada no litoral centro-norte de Portugal esta região de solos argilosos e arenosos é principalmente conhecida pelos seus vinhos espumantes naturais mas também pelos seus tintos ricos em taninos.

  • Lisboa

    Essencialmente constituída por três micros regiões, cada uma delas possui a sua especificidade:

     

    - Bucelas que produz os vinhos brancos mais históricos de Portugal;

    - Carcavelos que produz um centenário vinho licoroso de excelência;

    - Colares que produz um vinho único a partir das suas vinhas em chão de areia.

     

  • Tejo

    Na vasta bacia do rio tejo são produzidos vinhos de tradição milenar, directamente relacionada com a grande actividade que os romanos desenvolveram na região, e mais tarde também directamente envolvida com a implementação das comendas que os cavaleiros Templários possuíam na região.

  • Alentejo

    É uma das maiores regiões vinícolas de Portugal e também igualmente uma das mais populares. Ao ser a região mais quente e seca de Portugal, dominada por solos planos e pobres, as muitas horas de exposição solar e as temperaturas elevadas durante os meses de verão conferem às uvas uma perfeita maturação.

  • Madeira

    A cultura da vinha na ilha da Madeira remonta à época dos descobrimentos e o seu vinho generoso muito aromático desde muito cedo foi apreciado por toda a Europa. Aparte do seu aroma a longevidade deste vinho é única, pode permanecer inalterado durante longos anos após o engarrafamento.